Tornar-se Um Profissional No Artesanato Em Feltro.

01/01/2020

O feltro nada mais é que um tipo de TNT (tecido não tecido), pois ele não é formado por fios unidos como os tecidos comuns e sim através da técnica de calandragem, processo em que os fios são prensados e formam uma trama compacta e resistente.

Antigamente o feltro era produzido com pelos de animais, era usado para aquecer as pessoas. Com esse material eram feitas cabanas e coletes. Com o passar do tempo, o feltro passou a ser produzido com fibras sintéticas em substituição à matéria prima animal. Hoje o feltro é usado para fazer chapéus, mesas de bilhar, bolas esportivas e claro, artesanato..

Preparando o feltro

Essa é uma parte muito importante para garantir que seu trabalho fique caprichado e perfeito! Para evitar que seu trabalho com feltro fique com aquelas bolinhas indesejadas, você precisa prepara-lo com termolina. Quando são trabalhos simples eu gosto de preparar o feltro com antecedência,  mas quando o trabalho é em 3D e preciso moldá-lo com curvas e formas mais acentuadas, eu costumo preparar o feltro após o termino do trabalho, pois assim ele fica mais fácil de trabalhar, quando o feltro está sem o preparo permite que possa ser mais moldável, como criar curvas e dar detalhes mais reais as peças.

Para preparar o feltro eu uso termolina é uma mistura de cola branca, álcool e água, que você encontra em armarinhos, ou papelaria, ou se preferir você pode estar produzindo sua própria termolina, o que sai mais barato.

Como Riscar E Cortar O Feltro

Essa parte é a mais simples, basta apenas que você tenha uma boa coordenação motora e siga com a tesoura sobre a linha do molde. Se preferir, antes de iniciar seu trabalho você pode tirar o molde em um papelão para que ele fique mais resistente e fácil de manusear.

Depois que você preparou o feltro e secou é hora de colocar a mão na massa!

Para fazer os riscos no feltro, você pode usar uma caneta comum ou fantasminha. Eu prefiro usar a caneta fantasma, pois ela não mancha e pode ser facilmente apagada com o calor do ferro, mas quando estou sem, prefiro as canetas de bico fino, pois são melhores para fazer os riscos e dão menos trabalho na hora de remover o risco durante o corte. Uma técnica que gosto muito de fazer, principalmente quando minha peça é muito clara e estou sem a caneta fantasma, é retirar o molde em folha de papel A4 ou papel manteiga e alinhavar o molde no feltro ou simplesmente fixá-lo com alfinetes sobre o feltro, isso ajuda muito na hora de tirar os moldes e não corre o risco de manchar.

Outra técnica que uso é o papel termocolante pelo avesso e riscar por cima dele, mas se você for costurar sua peça na máquina portátil não é muito recomendado, pois como as máquinas são muito sensíveis, logo acabam desalinhando o ponto e isso gera prejuízo para você. Essa técnica é bem interessante de usar principalmente se você for fazer Patchwork.

Outra dica importante na hora de riscar o feltro em que as peças possuem duas partes iguais, frente e verso é riscá-lo de forma espelhada. Ou seja, risque uma vez o molde; depois, vire-o para o outro lado e risque novamente, na mesma face do feltro. Assim, você terá duas peças que se complementam e com todos os lados iguais, o que garante um acabamento perfeito após a costura do feltro. Quando eu faço peças assim costumo usar alfinete ou alinhavar as partes espelhadas do feltro, unindo direito com direito, desta forma facilita o corte garantindo que as duas partes da peça fiquem iguais, é assim você poderá cortar as duas peças de uma só vez.

Para que não gere desperdício do seu material risque o feltro deixando aproximadamente meio centímetro de distância entre os moldes e caso você use caneta normal para riscá-los, deixe aproximadamente um milímetro de distância para fora do molde. Assim você terá uma sobra de corte ao remover os riscos de caneta com a tesoura e não terá danos no tamanho do seu molde. Caso você use caneta comum, procure tirar os riscos com a tesoura na parte interna do feltro. Dessa forma, você removerá completamente as marcas de caneta. Por isso é tão importante deixar um milímetro de margem na hora de riscar o molde.

Um fato que é muito importante na hora de cortar seus moldes é sempre usar uma tesoura somente para o corte do feltro. Isso vai prolongar a vida útil da lâmina da sua tesoura, além de evitar que o feltro fique mascado ou picotado.

Tome muito cuidado para não picotar o feltro, por isso o cuidado de usar sempre a mesma tesoura somente para essa finalidade, e sempre aproveite toda a área de corte da tesoura. Ou seja, abra bem a tesoura ao começar a cortar o feltro e vá fechando-a totalmente. Faça isso até cortar a peça por completo. Para um corte contínuo e sem rebarbas, vire a peça ao invés de virar a tesoura.

Acredito que com todas essas técnicas você poderá fazer trabalhos excelentes e com um acabamento de profissional, experimente cada uma delas e veja qual das formas você tem mais afinidade. 

Gostou? Então deixe seu comentário e nós lhe enviaremos moldes exclusivos para você começar a pratica.
Sucesso!

© 2022 Arteiros do Bem & Bruninha Arteira Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora